25 de ago. de 2011

[resenha] Perseguição Digital - Loraine Pivatto

Crime cibernético - violação da segurança alheia - invasão de privacidade... Quem arriscaria pegar pega de até três anos de reclusão, em nome de um grande amor?

Após o rompimento inesperado de uma relação afetiva de 5 anos, Joana se sente muito abalada emocionalmente e sem forças para seguir em frente com a sua vida. Fernando, o seu grande amor, havia partido sem nenhuma explicação convincente, e ela precisava descobrir os verdadeiros motivos do seu afastamento.

Ela resolve virar o jogo, deixando de ser uma espectadora impotente e passando a tomar o controle da situação. Esperta e ardilosa, age como uma verdadeira 007 de saias, utilizando a tecnologia e o conhecimento computacional como valiosos aliados para rastrear os passos de Fernando. Mas conforme vai se aproximando do objetivo, acaba ultrapassando os limites do bom senso, perdendo a ética e entrando em um terreno perigoso.

Durante essa obcecada perseguição digital, ela faz uso das práticas da Engenharia Social, abusando da ingenuidade de Fernando e persuadindo-o a fornecer-lhe as informações que precisa para montar o seu quebra-cabeça e desvendar aquele mistério.

Este é um tipo de livro que eu gosto, aquele que te faz querer saber logo o final, apesar de algumas partes eu ter conseguido desvendar ao longo da narrativa, ainda sim não achei previsível, e acreditem ou não eu chorei em algumas partes. Eu li em dois dias e só não foi mais rápido porque preciso trabalhar, dormir e etc.

O jeito de escrever da autora [Loraine Pivatto] é muito gostoso, e conseguiu “misturar” muita coisa – como informática, romance e mistério - sem perder o sentido. Uma das coisas mais divertidas foi a brincadeira com os nomes dos capítulos misturando sentenças normais, com termos “técnicos” de informática. Eu ri demais de alguns deles, e achei que foi uma sacada ótima da autora.

Os personagens são apaixonantes – do tipo REAIS e não idealizados, e eu encontrei um pedaço de mim em cada um deles. Joana é um exemplo de persistência, ao mesmo tempo demonstra como às vezes perdemos o senso quando nos deixamos levar pelos nossos sentimentos [mesmo que sejam os melhores], Fernando por outro lado me deu exemplo de amar o próximo mais que a si mesmo.

É um livro que conseguiu me fazer refletir sobre o amor e não somente o amor romântico mas também no amor fraternal … Super recomendo a leitura. ;)


Perseguição Digital, Loraine Pivatto
202 páginas
Editora Novos Peregrinos
♥♥♥♥♥

Site da autora: http://www.lorainepivatto.com.br/
Compre: Saraiva / Cultura


Desafio literário anual, hospedado pelo blog My Everything, onde 7 livros nacionais serão resenhados por 21 blogs no ano de 2011. Para saber mais, clique aqui.
Postado por Mah Kaori às 01:10

3 comentários:

Paula disse...

Oie, vi o end. no grupo de Livros viajantes e resolvi conhecer e adorei seu blog! Parabéns! Estou seguindo e voltarei mais vezes... bjus
http://ssombradovento.blogspot.com/

Rapha disse...

Ai , eu achei esse livro TAO LINDO, tão apaixonante, simplesmente amei!! *-*

Se tornou um dos meus favoritos *-*

Beeijos
Rapha - Doce Encanto

j disse...

Oi Mah, gostei muito do seu blog! Estou seguindo também.
Acabei de ler este livro também, e simplesmente me encantei pela história que a Loraine criou. Os personagens são mesmo apaixonantes, principalmente por não serem perfeitos.

Beijos
Conjunto da Obra

Postar um comentário